domingo, 9 de junho de 2013

Minha experiência com a leitura e escrita

Minha experiência com relação à escrita iniciou desde cedo, antes mesmo de eu aprender a ler e escrever. Recordo-me de que minha avó contava estórias para mim e meus irmãos e nós adentrávamos naquele mundo de fantasias, imaginando e interpretando cada trecho das estórias. Eu ficava fascinada me perguntando, como é que minha avó conseguia guardar na sua memória todas aquelas estórias? Ficava ansiosa para que aprendesse logo a ler e escrever e com isso poder contar estórias como minha avó. O outro incentivo para escrita e leitura que recebi da minha avó, foi através das cartas que recebia dela. Como morávamos em cidades diferentes, nos comunicávamos através da escrita. E quando recebi a primeira carta dela, me emocionei bastante. E isso me obrigou a escrever a minha primeira carta. Lembro-me que a minha preocupação era de que minhas cartas fossem bem extensas, contendo grande quantidade de palavras, de modo que pudesse inserir o maior número de palavras que havia aprendido até aquele momento. Minha avó foi a grande motivadora na construção da minha competência leitora e escritora. Ela é minha marca.
Hoje tenho certeza de que precisamos cada vez mais nos tornar pessoas marcantes na vida dos nossos alunos, incentivando-os para leitura e construir mais leitores competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário