sexta-feira, 21 de junho de 2013

O uso da narrativa para o ensino da matemática


O uso da narrativa em sala de aula para o ensino da matemática é extremamente fundamental para despertar o interesse do aluno e auxiliar para o entendimento de determinados conceitos.  Através de histórias sejam elas, história da matemática ou narrativas fictícias, é possível aproximar o aluno do mundo intelectual e fazê-lo compreender determinado raciocínio.
Além de ser utilizada como ferramenta para envolver o aluno, as narrativas podem servir como estrutura para memorização de um determinando raciocínio. A exemplo disso temos a narrativa que conta a história do menino Gauss e seu mau humorado professor de matemática. Garanto que todo professor de matemática, jamais a deixou passar despercebida, quando a abordagem foi soma dos n primeiros termos de uma Progressão Aritmética.  Normalmente antes de apresentar a fórmula, é contado ao aluno que Gauss foi um grande matemático, desde sua infância. Um dia, seu professor, muito irritado com a inquietação do menino, resolveu ocupar a atenção dele e lhe deu então  uma tarefa que acreditou que iria durar um bom tempo: encontrar o valor da soma 1 + 2 + 3 + 4 + ... + 97 + 98 + 99 + 100. Para a surpresa do professor em poucos minutos Gauss apresentou a resposta precisa, 5050. O que Gauss percebeu foi que ao somar o primeiro número ao último (1 + 100 = 101), o resultado seria igual a soma do segundo ao penúltimo (2 + 99 = 101), e como há, no total, 50 pares, o resultado final é o produto 50x101, ou 5050.
Essa pequena narrativa é nos permite compreender a elaboração da fórmula Sn = (a1 + an) . n/2.
Ao narrar essa história, o professor consegue envolver o aluno, fazendo o imaginar a sequência das cenas e  com isso atingir o melhor entendimento e fixação, diferente daquele professor que apresenta somente a fórmula.






Nenhum comentário:

Postar um comentário