Conteúdo e temas:
- Espaço e forma; reflexão de figuras planas (simetrias)
Competências e Habilidades:
- Identificar as propriedades da geometria plana;
- Realizar construções geométricas para a formalização do
conceito de reflexão de figuras planas.
- Fixar o vocabulário relativo à geometria.
Estratégias:
- Retomar formas planas; ângulos e polígonos.
Tempo estimado:
- 4 a
5 aulas.
Material:
- Cartolina para ilustrar as figuras geométricas; imagens de
borboleta e outras figuras que podem ser extraídas da internet.
Desenvolvimento:
- 1ª Etapa:
Retomar com os alunos as formas
das figuras geométricas, apresentando-as através de cartazes confeccionados em
papel cartolina. Em seguida pedir para que eles as identifiquem e registrem em
seu caderno os nomes, semelhanças e diferenças quanto à forma das figuras.
- 2ª Etapa:
Auxiliar os alunos na
identificação quanto às propriedades geométricas existentes nas figuras
apresentadas na 1ª Etapa: quantidade de vértice, ângulos e lados de um
quadrado, retângulo, triângulo, paralelogramo e trapézio.
- 3ª Etapa
Apresentar para os alunos uma
narrativa, para introduzir o conceito de reflexão de figuras planas (simetria).
Como sugestão, segue a narrativa abaixo:
Certo dia na aula de artes, a
professora pediu para que os alunos fizessem o desenho de uma pessoa.
Pablo, um aluno que gostava de
desenhar, mas por sua vez, achava que nas aulas de arte devia ser levado em
conta o ponto de vista do artista e não algo imposto. E seus desenhos eram
sempre desenvolvidos usando sua sensibilidade artística. Sendo assim, fez o
desenho de uma pessoa com olhos desalinhados, boca no canto do rosto, braços de
tamanhos diferentes... Ao terminar, levou o desenho para mostrar a professora e
essa, mal humorada, mandou o menino refazer o desenho, dizendo para que
desenhasse os dois lados iguais.
Pablo sentou-se na sua cadeira,
desanimado e pensativo, se perguntado: “como assim desenhar os dois lados
iguais?” Foi aí que se levantou e foi esclarecer as dúvidas com a professora,
que cansada das diversas tentativas de convencer o aluno, mostrou o desenho de
outra colega e disse: “Veja Pablo, esse desenho tem os dois lados iguais, é um
desenho simétrico, veja os olhos são alinhados, a boca está no meio do
rosto...” Não muito convencida, a professora mostrou outro desenho, o de uma
borboleta, e explicou ao aluno que se dividir aquela figura ao meio usando um
corte vertical, tudo o que ficar de um lado, também ficará no outro lado. E que
da mesma forma acontece se pegar a fotografia de uma pessoa e dividir ao meio,
usando um corte vertical, terá meia boca de um lado e meia boca do outro, uma
perna de um lado e outra (semelhante) do outro.
Foi aí que Pablo, retornando para
se sentar em sua cadeira, lembrou-se das aulas de matemática, de que o
professor havia explicado sobre a reflexão das figuras geométricas.
E por fim, Pablo percebeu que a
simetria é algo que está relacionado a arte, a matemática e presente em muitas
coisas do nosso dia-a-dia.
- 4ª Etapa:
Mostre a imagem de uma borboleta
para exemplificar uma simetria vertical, de acordo com a contada na narrativa:
Em seguida apresente cópias da figura abaixo e peça que os
alunos desenhem outras figuras e identifiquem os eixos de simetria. Note que a
última figura não é simétrica.
Avaliação:
- Lista de exercícios:
Sugestão:
1) Qual das figuras apresentadas abaixo, possui eixo de simetria corretamente:
Obs: Esse Plano de aula é trabalho de conclusão do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, da Escola de Formação para Professores.
Um abraço a todos que visitarem o Blog e grata pelo apoio.
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