sábado, 22 de junho de 2013

Plano de aula 7ª série (8º ano) – Reflexão de figuras planas (Simetrias)

Conteúdo e temas:
- Espaço e forma; reflexão de figuras planas (simetrias)

Competências e Habilidades:
- Identificar as propriedades da geometria plana;
- Realizar construções geométricas para a formalização do conceito de reflexão de figuras planas.
- Fixar o vocabulário relativo à geometria.

Estratégias:
- Retomar formas planas; ângulos e polígonos.

Tempo estimado:
- 4 a 5 aulas.

Material:
- Cartolina para ilustrar as figuras geométricas; imagens de borboleta e outras figuras que podem ser extraídas da internet.

Desenvolvimento:

- 1ª Etapa:
Retomar com os alunos as formas das figuras geométricas, apresentando-as através de cartazes confeccionados em papel cartolina. Em seguida pedir para que eles as identifiquem e registrem em seu caderno os nomes, semelhanças e diferenças quanto à forma das figuras.

- 2ª Etapa:
Auxiliar os alunos na identificação quanto às propriedades geométricas existentes nas figuras apresentadas na 1ª Etapa: quantidade de vértice, ângulos e lados de um quadrado, retângulo, triângulo, paralelogramo e trapézio.

- 3ª Etapa
Apresentar para os alunos uma narrativa, para introduzir o conceito de reflexão de figuras planas (simetria). Como sugestão, segue a narrativa abaixo:

Certo dia na aula de artes, a professora pediu para que os alunos fizessem o desenho de uma pessoa.
Pablo, um aluno que gostava de desenhar, mas por sua vez, achava que nas aulas de arte devia ser levado em conta o ponto de vista do artista e não algo imposto. E seus desenhos eram sempre desenvolvidos usando sua sensibilidade artística. Sendo assim, fez o desenho de uma pessoa com olhos desalinhados, boca no canto do rosto, braços de tamanhos diferentes... Ao terminar, levou o desenho para mostrar a professora e essa, mal humorada, mandou o menino refazer o desenho, dizendo para que desenhasse os dois lados iguais.
Pablo sentou-se na sua cadeira, desanimado e pensativo, se perguntado: “como assim desenhar os dois lados iguais?” Foi aí que se levantou e foi esclarecer as dúvidas com a professora, que cansada das diversas tentativas de convencer o aluno, mostrou o desenho de outra colega e disse: “Veja Pablo, esse desenho tem os dois lados iguais, é um desenho simétrico, veja os olhos são alinhados, a boca está no meio do rosto...” Não muito convencida, a professora mostrou outro desenho, o de uma borboleta, e explicou ao aluno que se dividir aquela figura ao meio usando um corte vertical, tudo o que ficar de um lado, também ficará no outro lado. E que da mesma forma acontece se pegar a fotografia de uma pessoa e dividir ao meio, usando um corte vertical, terá meia boca de um lado e meia boca do outro, uma perna de um lado e outra (semelhante) do outro.
Foi aí que Pablo, retornando para se sentar em sua cadeira, lembrou-se das aulas de matemática, de que o professor havia explicado sobre a reflexão das figuras geométricas.
E por fim, Pablo percebeu que a simetria é algo que está relacionado a arte, a matemática e presente em muitas coisas do nosso dia-a-dia.

- 4ª Etapa:
Mostre a imagem de uma borboleta para exemplificar uma simetria vertical, de acordo com a contada na narrativa:



Em seguida apresente cópias da figura abaixo e peça que os alunos desenhem outras figuras e identifiquem os eixos de simetria. Note que a última figura não é simétrica. 



Avaliação: 
- Lista de exercícios:

Sugestão:

1) Qual das figuras apresentadas abaixo, possui eixo de simetria corretamente:



Obs: Esse Plano de aula é trabalho de conclusão do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, da Escola de Formação para Professores.

Um abraço a todos que visitarem o Blog e grata pelo apoio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário